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PERGUNTAS MAIS FREQUENTES - FAQ

1. Quem fornece o serviço TDM BandaLarga (suportdao pela tecnologia ADSL) em Moçambique?
A Empresa Telecomunicações de Moçambique, SARL. (TDM), visite a nossa página: http://bandalarga.tdm.mz/

2. Qual é a abrangência?
Nesta fase abrange as Cidades de Maputo, Beira e Nampula. Visite a nossa página: http://bandalarga.tdm.mz/cobertura.htm

3. A que público se destina este serviço TDM BandaLarga?
A todos os usuários da rede de telefonia fixa, fornecida pela TDM e que estejam dentro da área abrangida pelo serviço e que desejam aceder a Internet.

4. Quem pode contratar o serviço TDM BandaLarga?
Qualquer cliente da TDM (singular ou empresa) que esteja dentro da área abrangida pelo serviço e que tenha o serviço telefônico compatível com a tecnologia ADSL fornecida pela TDM. Visite a nossa página para adesão: http://bandalarga.tdm.mz/adesao.asp

5. Como aderir ao serviço TDM BandaLarga?
O cliente pode aderir ao serviço ligando para o número grátis 800 375 375, ou acessar à nossa página: http://bandalarga.tdm.mz/adesao.asp e preenchendo os seus dados de acordo com o solicitado.

6. A minha central telefônica está preparada para suportar a tecnologia ADSL, mas eu não posso ter o serviço?
A tecnologia ADSL está limitada pela distância percorrida pela linha, desde a residência do cliente até a central telefônica. A partir dos 4 - 5 Kms, a qualidade do serviço começa a deteriorar-se rapidamente pelo que não é possível disponibilizar o serviço. Mesmo que aparentemente a sua residência/empresa se encontre a menos de 4 Kms da central telefônica em linha recta, os fios de cobre que chegam até a sua residência podem percorrer uma distância superior.

7. Porque é que a distância é importante para a tecnologia ADSL?
A distância percorrida pela linha telefônica até à central telefônica é um factor muito importante para definir se terá acesso ao serviço TDM BandaLarga, e a que velocidade. Isto acontece porque a potência do sinal do serviço TDM BandaLarga na linha se deteriora rapidamente a partir dos 4 - 5 Kms.

8. Se eu mudar de residência ou de instalações poderei manter a minha linha com o serviço TDM BandaLarga?
Primeiro será necessário verificar se o local para onde vai mudar dispõe do serviço TDM BandaLarga. Caso tal se verifique será ainda necessário proceder a testes de viabilidade ao nível da linha telefônica, bem como repetir o processo de instalação no novo local.

9. Se alterar o meu número de telefone poderei ter acesso ao serviço TDM BandaLarga mais rapidamente?
Depende, porque na grande maioria dos casos as áreas circundantes de uma central telefônica estão ligadas apenas a essa central. Mesmo que identifique uma central mais perto de si é muito provável que não existam linhas de cobre ligadas a essa central passadas até à sua área.

10. Devo desligar o modem ADSL da TDM quando não estou a usar o serviço?
Não, porque não está a pagar mais por isso.

11. Quais os melhores sites para testar a minha largura de banda?
Normalmente sites com streaming video ou audio são bons para testar a sua linha.

12. Pago mais se utilizar mais?
O serviço TDM BandaLarga oferece-lhe um plafond de tráfego muito elevado no valor da mensalidade. Só pagará um valor adicional se exceder o tráfego incluído de Download e Upload. Ao utilizar o serviço TDM BandaLarga não incorre em custos de utilização da Internet na sua factura telefónica. Mas aconselhamos a visitar a nossa página: http://bandalarga.tdm.mz/tarif.htm. Mas para a consulta do seu consumo, visite a página: http://bandalarga.tdm.mz/aclient/login.asp

13. Posso ter o serviço TDM BandaLarga hoje?
Depende, dado que neste momento o serviço TDM BandaLarga se encontra disponível só nas cidades de Maputo, Beira e Nampula. Caso esteja numa destas cidades e não disponha de cobertura, pode fazer o seu pré-registo sem qualquer compromisso e ser notificado aquando da disponibilização do serviço TDM BandaLarga para a sua empresa ou residência.

14. Posso ter o serviço TDM BandaLarga sem linha telefónica da TDM?
Não, porque a tecnologia ADSL somente funciona em linhas telefônicas activas, da TDM. Esta terá de estar activa para garantir a ligação.

15. Porque é que não posso ter o serviço TDM BandaLarga ainda?
Para que o serviço TDM BandaLrga seja disponibilizado é necessário instalar um equipamento (DSLAM) nas centrais telefônicas o que implica um investimento considerável em recursos e capital por parte da TDM.

16. Quanto custa o serviço TDM BandaLarga?
Pode acessar a nossa página: http://bandalarga.tdm.mz/tarif.htm

17. Como é que a linha com o serviço TDM BandaLarga é ligada ao meu computador?
Através de um splitter, com a função de fazer a separação de voz e dados, é ligado a um modem, que depois faz o interface para o computador através da conexão ethernet.

18. O que é um splitter?
Como alternativa ao filtro, o splitter é colocado à entrada da linha, e separa a porção do sinal relativa à transmissão de dados.

19. Quantos utilizadores podem usar uma única linha ligada ao serviço TDM BandaLarga?
Depende da velocidade contratada e do perfil dos utilizadores. Mesmo com velocidades reduzidas uma só linha pode suportar entre 10 e 20 utilizadores uma vez que raramente estarão mais do que um ou dois utilizadores a utilizar o serviço num determinado momento. Para tal, tenha um router ou tenha um computador configurado como gateway da sua rede pessoal.

20. Posso estar a utilizar o serviço TDM BandaLarga e o meu modem tradicional ao mesmo tempo?

Sim. No entanto ao fazer o dial up tradicional o default gateway é alterado automaticamente pelo que o serviço TDM BandaLarga continua activa mas simplesmente não consegue ser acedida. Para contornar este problema por favor contacte os nossos serviços.

21. Quais são os serviços incompatíveis com a tecnologia ADSL?
Os seguintes serviços são incompatíveis, caso o cliente tenha contratado ou venha a contratar para aquele acesso local: Sistemas de alarme, outros que utilizem a gama de frequências supra-vocal, Acessos básicos e primários RDIS, Fiscalizadores a 12 khz, Serviços baseados em tecnologia xDSL, Circuitos alugados ou Postos públicos.

23. É necessário alguém ir a minha casa?
Não. Sendo a instalação de equipamento terminal (Modem e splitter) simples, a TDM montou o serviço de modo a que o cliente possa instalar sozinho. Mas o cliente pode solicitar que a instalação seja feita pela TDM.

24. Necessita instalar algum equipamento em meu computador?
Uma placa de rede padrão ethernet 10/100 (conector RJ 45), dispensável se já existir.

25. Quais são as configurações necessárias no meu computador para instalação?
Depois de possuir o contrato de Serviço Fixo Telefônico celebrado em vigor, com a linha telefônica com cobertura ADSL, é necessário ter um computador com as seguintes características:
Software
- Windows 98 SE/ME/2000/XP ou Macintosh 8.6/9.x
- Antivírus
Hardware:
- Processador Pentium, equivalente ou superior
- Porta USB disponível
- Memória: 64 MB
- 50 MB de espaço livre em disco
- Placa de rede ETHERNET 10/100 Mb, RJ45.

26. Quem instalará os programas e o modem no meu computador?
Em princípio o cliente poderá sozinho fazer a instalação, seguindo as instruções disponíveis, mas caso tenha alguma dificuldade, por favor, contactar o Centro de Atendimento TDM BandaLarga que designará um técnico que se deslocará a sua instalação (sua residência) para configurar o serviço TDM BandaLarga.

27. Posso aceder a minha conta de e-mail da TDM através do serviço TDM BandaLarga?
O acesso ao seu e-mail pode ser feito normalmente, através dos clientes de e-mail (Outlook Express, Outlook, Netscape Messenger) sem a necessidade de modificações na configuração e através do serviço de WebMail, bastando para tal seguir as instruções disponíveis.

28. Que backbone estarei utilizando aquando da conexão do serviço TDM BandaLarga?
Você estará utilizando o backbone da TDM.

Qualquer dúvida, contribuição, opinião para o serviço TDM BandaLarga, poderá fazê-lo via E-mail: bandalarga@tdm.co.mz, ou através do número grátis 800 375 375.


 
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